O cerne da nossa organização, remonta ao ano de 1975, com a criação da Blumenstrauss (em alemão “Bouquet de flores”), empresa voltada inicialmente a Arte floral criada a partir de um trabalho de conclusão de curso universitário de Alfredo Klein, jovem executivo na época, que identificou profunda carência e um vasto campo de oportunidades naquele segmento. Após, se deu o início de uma trajetória na qual jovens estudantes, descendentes de alemães, vem do interior do estado (da região do vale do Taquari – localidade de Boa vista, hoje município de Poço das Antas e do vale do Caí, Pareci Novo, RS) para capital, com o objetivo de buscar avanço no estudo, prosperidade e a esperança de melhores horizontes. Enfim já em 1976 se vêem lançados no desenvolvimento de atividades de arte floral juntando-se a este projeto inicial por vínculos de parentesco e/ou amizade, e posteriormente na manutenção e implantação de jardinagem, além da produção de mudas de plantas ornamentais, atividades muito carentes e incipientes no estado naquela época. Assim começam os “Jardins de Flores” – Blumengarten a se proliferar na capital e no estado pelas mãos e trabalhos deste empreendedrores.
Com muito trabalho, senso de oportunidade, organização, respeito, dedicação total ao cliente e competitividade construíram então, uma das maiores e mais importantes empresas na história do seu segmento no sul do país. Esta chegou a contar com núcleo de produtores conveniados (iniciativa pioneira na oportunidade), uma robusta carteira de clientes de execução e manutenção de jardins (com abrangência no interior do estado e SC), mais de oito unidades de negócios e varejo, equipes de terceirização de serviços de limpeza, atacado na CEASA-RS e uma vasta frota e estrutura de serviços contando com mais de 100 (cem) colaboradores. Uma marca que até hoje é “top of mind” no seu segmento.
Em 1996, devido às circunstâncias do mercado e a necessidade de uma maior especialização em cada área do vasto campo da floricultura, foi negociada uma cisão empresarial. Desta, se originou a Blumengarten (em alemão “jardim de flores”) Plantas e Flores, que iria de fato, se especializar num segmento já iniciado pela Blumenstrauss desde meados dos anos 90, o varejo de plantas, floreiras e jardins. Desde então, a idéia que, para o formato e modelo de comercialização da época, em sua maneira de classificação, disposição e setorização e padronização de mercadorias, foi uma das pioneiras no estado; hoje é uma realidade que se traduz na organização gerida pela família Klein.
Constantemente atenta às evoluções e transformações do mercado, produtos, expectativas e necessidades de seus clientes, a Blumengarten está sempre em busca de soluções e alternativas de vanguarda, com a atenção, experiência e tradição conquistada ao longo desta trajetória.
A seriedade de seu trabalho hoje é largamente reconhecida, tendo seus diretores participação ativa nas diversas associações de mercado do segmento e varejo, além de participar como conferencistas e palestrantes em eventos de porte nacional do setor.
Muitas dificuldades trilhadas nesta jornada, como incêndios, depredações, construção de vias, crises econômicas que forjaram uma organização forte, sólida e que hoje faz parte de um grupo que investe em outras áreas de negócios: imobiliários, transporte e outras áreas de varejo e serviços.
Após várias campanhas publicitárias (rádios, TV, outdoor, panfletagem, mídias eletrônicas, feiras, plotagens, etc...) a Blumengarten se consolida como marca mais lembrada no segmento de Garden, conforme atestam resultados de importantes pesquisas de opinião e percepção de marca no RS. Atualmente conta com quase 30 colaboradores diretos e diversas empresas de logística e prestação de serviços e produção indiretamente dependentes das indicações de serviços fornecidas pela organização.
Atualmente a empresa passa por um processo de modernização de sistemas de informação e programa de profissionalização da gestão. Também está empenhada em consolidar projetos de ampliação de área de estacionamento, estruturas de calçamento, retaguarda, venda e exposição de produtos num projeto de preparação ao marco de 40 anos de trajetória em 2016.
Todo este trabalho, compromisso e reinvestimento no negócio não perde de vista o senso de pioneirismo, autenticidade; que aliados a experiência e tradição asseguram um centro de compras pronto a servir a comunidade gaúcha, que tanto ama a natureza. Isto nos orgulha pois todas as plantas comercializadas até então ornamentam e tornam mais humanizados e com senso ecológico os ambientes em que são empregadas.